Saiba quais são os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, segundo a ONU

Gostou? compartilhe!

Saiba quais são os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, segundo a ONU

Recentemente falamos nas nossas redes sociais sobre a startup Via Natus, que instala e mantém hortas em telhados de prédios. Segundo Gustavo Pádua, advogado e porta-voz da empresa, o IPTU verde, que permite abater o imposto, já está em vigor em diversos municípios do país e, por conta disso, a Via Natus desenvolveu um modelo de negócio que provoca um efeito cascata, beneficiando desde os fornecedores de mudas e matérias-primas estruturais das hortas até o contratante.

A empresa cumpre com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda de 17 compromissos nos quais os países do mundo todo estão engajados até 2030.

 

dr01.idealapps.com.br/projetos/planambiental.com.br

Mas, quais são esses 17 compromissos?

Os ODS deverão orientar as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos, atuando de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Brasil participou de todas as sessões da negociação intergovernamental. Chegou-se a um acordo que contempla 17 Objetivos e 169 metas, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.

 

dr01.idealapps.com.br/projetos/planambiental.com.br

Por ter sediado a primeira Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92) e também a Conferência Rio +20, em 2012, o Brasil tem um papel importante a desempenhar na promoção da Agenda Pós-2015.

A coordenação nacional em torno da Agenda Pós-2015 e dos ODS resultou no documento de “Elementos Orientadores da Posição Brasileira”, elaborado a partir dos trabalhos de seminários com representantes da sociedade civil; de oficinas com representantes das entidades municipais organizadas pela Secretaria de Relações Institucionais/PR e pelo Ministério das Cidades; e das deliberações do Grupo de Trabalho Interministerial sobre a Agenda Pós-2015, que reuniu 27 Ministérios e órgãos da administração pública federal. Confira o documento que contém os elementos orientadores da posição brasileira.



Confira mais imagem:

Gostou? compartilhe!